PSICODRAMATISTA DIDATA
Com duração de 12 meses e carga de 15 horas por módulo aos finais de semana, este curso é destinado aos psicodramatistas que pretendem seguir carreira e se dedicarem ao ensino do Psicodrama e à psicoterapia de psicodramatistas. Este curso é reconhecido pela Febrap e busca aprofundar a perspectiva da pesquisa nos estudos e práticas realizadas à luz da abordagem Moreniana, considerando sua contribuição peculiar às ciências humanas: a Socionomia como ciência da ação comprometida, com a transformação do ser humano e suas relações.
CARGA HORÁRIA
240 horas/aula, durante 12 meses.
HORÁRIO E FREQUÊNCIA
Um encontro mensal numa sexta-feira das 17h00 às 22h00 e no sábado seguinte das 08h00 às 18h00.
PÚBLICO ALVO
Psicodramatistas - Nível I.
COMPOSIÇÃO
Aulas teórico/práticas e Supervisão.
TITULAÇÃo
Psicodramatista Didata Nível II - Foco Psicoterápico ou Sócio Educacional
PROGRAMA
- A pessoa do Didata
- Pedagogia Moreniana
- A Instituição Educacional (Locus/Febrap/Mec/Construção de ementa/Projeto Pedagógico)
- Metodologia da Pesquisa Científica Projeto
- Ateliê do Papel de Didata
- Questões e Reflexões sobre o Papel de Didata
- Comunicação Oral e Expressão Corporal
- Ateliê do Papel de Terapeuta Aluno (terapia e contemporaneidade)
- Metodologia da Pesquisa Científica Qualifying
- Supervisão e Terapia (Grupo auto dirigido)
Obs.: de acordo com deliberações e estudos em andamento na Federação Brasileira de Psicodrama, alterações neste programa poderão ocorrer sem aviso prévio.
MONOGRAFIA
Elaboração e apresentação de um trabalho científico original que reflita a experiência do método sócio-psicodramático em sua prática profissional grupal. A aprovação se dará mediante defesa, perante banca.
ESPAÇO CURRICULAR DO CURSO DE FORMAÇÃO NÍVEL II*
Neste espaço curricular, visa-se a ampliação do papel de psicodramatista através da articulação entre pesquisa, docência e terapia de aluno.
O CURSO PERMITE QUE O ALUNO POSSA
• Aprofundar a perspectiva da pesquisa nos estudos e práticas realizadas à luz da abordagem Moreniana, considerando sua contribuição peculiar às ciências humanas: a socionomia como ciência da ação comprometida, com a transformação do ser humano e suas relações.
• Reconhecer Moreno como um dos precursores da pesquisa qualitativa na linha da pesquisa-ação, que considera os “sujeitos” investigados como atores em situação, portanto, como co-participantes e co-criadores, uma vez que os métodos sócio-psicodramáticos, em suas diferentes modalidades de trabalho e técnica básicas, implicam em pesquisador-pesquisados no ato da transformação.
• Refletir sobre os Paradigmas científicos, tradicionais e emergentes, buscando o lugar do Psicodrama em sua concepção de ciência e pesquisa, como suporte à construção, desenvolvimento e realização do Projeto de Pesquisa (monografia).
• Assumir a perspectiva investigadora de todo ato sócio-psicodramático na clínica, na escola, na empresa e na comunidade
• O exercício da docência, fundada na Pedagogia Moreniana, considerada em seus fundamentos filosóficos e metodológicos.
_________________________________________________________
* Fonte: Febrap/DEC