LATO SENSU EM PSICODRAMA SOCIOEDUCACIONAL

Destinado aos que lidam com pessoas, relações e grupos nas áreas da Educação, Organização e Instituição, este curso é ideal para magistrados, pedagogos, administradores, assistentes sociais, engenheiros, enfim, graduados e graduandos em geral, pois o Psicodrama é um método de ação profunda e transformadora que trabalha tanto a relações interpessoais como as ideologias particulares e coletivas que as sustentam. Sua aplicação é uma das mais eficientes e criativas nos campos citados. É orientado para trabalhar a Sociodinâmica e a Sociometria através do Sociodrama, buscando com o grupo e pela co-criação, promover estados espontâneos, discriminação e integração.


 

TITULAÇÃO

Especialista em Psicodrama pelo MEC e Psicodramatista Nível I - Foco Socio Educacional, pela FEBRAP.

PERFIL DOS ALUNOS

Profissionais graduados ou graduandos de todas as áreas, que trabalhem com pessoas, relações e grupos nas áreas educacional, organizacional e institucional.

CARGA HORÁRIA

540 horas, durante 36 meses.

HORÁRIO E FREQUÊNCIA

Um encontro mensal numa sexta-feira das 17h00 às 22h00 e no sábado seguinte das 08h00 às 18h00

COMPOSIÇÃO

Aulas teórico-práticas, supervisão e vivências em grupo.

PROGRAMA

  • Fundamentos do Psicodrama
  • Sociometria e Teste Sociométrico
  • Sessão e Técnicas Psicodramáticas
  • Teorias do Desenvolvimento
  • Psicopatologias
  • Expressão Corporal e Treinamento Sensorial
  • Sociometria e Sociodrama
  • Jogos Dramáticos
  • Ateliê de Papéis de Diretor e Ego Auxiliar
  • Metodologia da Pesquisa Científica
  • Didática
  • Teatro Espontâneo
  • Psicodramas Especiais, etc.

MONOGRAFIA

Elaboração e apresentação de um trabalho científico original que reflita a experiência do método sócio-psicodramático em sua prática profissional. A aprovação da monografia se dará mediante defesa, perante Banca.

ESPAÇO CURRICULAR DE FORMAÇÃO NIVEL I*

Este espaço curricular visa a sistematização da formação didático-pedagógica do socionomista, experienciada durante o Curso de Formação na co-construção do grupo de aprendizagem e na co-criação do seu próprio processo de aprendizagem dos papéis de diretor e ego auxiliar, como coordenador de grupos. Estará em foco a relação educador-educando-conhecimento, que se dá num determinado contexto social, e as questões que envolvem o processo de ensino-aprendizagem na ação sócio educativa.

O CURSO PERMITE QUE O ALUNO POSSA

  • Pensar as diferentes ações do psicodramatista na educação, nas organizações e instituições sociais diversas;
  • Resgatar os fundamentos epistemológicos do Psicodrama fundados numa visão de ser humano espontâneo-criativo—lugar de construção de uma concepção de aprendizagem que articula saúde e educação na obra Moreniana;
  • Reconhecer nos métodos e em suas diferentes modalidades, nas técnicas básicas da Socionomia (sociodinâmica, sociometria e sociatria), um caminho de aprendizagem sobre si, sobre o outro e sobre o mundo.

*Fonte: Feprab /DEC