PSICODRAMATISTA DIDATA SUPERVISOR
Com duração de 18 meses e com carga de 15 horas por módulo aos finais de semana, este curso é destinado aos psicodramatistas didatas que pretendem realizar supervisão e orientar monografias de psicodramatistas dos níveis I e II. Este curso é reconhecido pela Febrap e busca qualificar para a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de Projetos Educacionais Coletivos, articulando Formação e Pesquisa, na construção do papel do Socionomista em seus diferentes níveis.
CARGA HORÁRIA
360 horas, durante 18 meses.
HORÁRIO E FREQUÊNCIA
Um encontro mensal numa sexta-feira das 17h00 às 22h00 e no sábado seguinte das 08h00 às 18h00.
PÚBLICO ALVO
Psicodramatistas Didata - Nível II.
COMPOSIÇÃO
Aulas teórico/práticas e Supervisão
TITULAÇÃO
Psicodramatista Didata Supervisor Nível III - Foco Psicoterápico ou Sócio Educacional
PROGRAMA
A Pessoa do Supervisor
Expressão Corporal e Reconhecimento dos Facilitadores da Ação e Interação
A Supervisão do Processamento em Psicodrama
Ateliê do Papel de Orientador de alunos
Ateliê do Papel de Supervisor de Aluno (terapia e contemporaneidade)
A escrita em Psicodrama
Avaliação em Banca de Monografia
Metodologia da Pesquisa Científica (orientação de monografia e acompanhamento de projeto de monografia).
Reflexões sobre a Relação Terapêutica na contenporaneidade
Metodologia da Pesquisa Científica Projeto
Metodologia da Pesquisa Científica Qualifying
Orientação para Monografia
Grupo auto dirigido- Supervisão e Terapia
Role-playing
Obs.: de acordo com deliberações e estudos em andamento na Federação Brasileira de Psicodrama, alterações neste programa poderão ocorrer sem aviso prévio.
MONOGRAFIA
Elaboração e apresentação de uma monografia científica que reflita sua prática na didática e ou supervisão do método sócio-psicodramático. A aprovação da monografia e acesso ao título se dará mediante apresentação e avaliação por banca composta de três docentes da FEBRAP (Psicodramatistas Didatas- Supervisores), onde se incluirá o orientador.
Diretrizes da FEBRAP para o Nível III (1)
"...Este espaço curricular, articulado à Supervisão, resgata num nível de maior aprofundamento e especificidade as indicações da disciplina Teorias da Educação e Psicodrama (Pedagogia Moreniana), ministrada no Nível I... ... Trata-se da relação ensino-aprendizagem do próprio Psicodrama, à luz dos pressupostos que sustentam a obra e que se alinham às perspectivas progressistas e emancipatórias em Educação. Considerando a tradição clínica do movimento psicodramático brasileiro, este lugar se propõe à qualificação do Psicodramatista Didata Supervisor em suas tarefas de docência, supervisão e orientação de monografia, articulando formação e pesquisa.
O CURSO PERMITE QUE O ALUNO POSSA:
. Reapropriar-se dos pressupostos da obra Moreniana, que geram uma pedagogia fundada numa visão de ser humano espontâneo-criativo – lugar de construção de uma concepção de aprendizagem que articula saúde e educação face a uma proposta de co-criação.
. Qualificar-se para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de Projetos Educacionais Coletivos, articulando Formação e Pesquisa, na construção do papel do socionomista em seus diferentes níveis.
. Refletir sobre questões que atravessam as relações de ensino-aprendizagem, quanto à organização do planejamento didático-pedagógico na formulação de objetivos, conteúdos, escolha de estratégias (fundadas na Socionomia) e avaliação, e quanto à leitura e intervenção junto às sociodinâmicas grupais.
. Aprofundar a pesquisa das especificidades que caracterizam as relações de ensino-aprendizagem e investigação sistemática das diferentes áreas de trabalho do socionomista.
Referências
. Obras de Moreno
. Obras e periódicos nacionais e internacionais sobre Psicodrama
. Estudo crítico de monografias produzidas nos Níveis I, II e III
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*fonte: Febrap em Diretrizes Curriculares