PSICODRAMATISTA DIDATA SUPERVISOR

Com duração de 18 meses e com carga de 15 horas por módulo aos finais de semana, este curso é destinado aos psicodramatistas didatas que pretendem realizar supervisão e orientar monografias de psicodramatistas dos níveis I e II.  Este curso é reconhecido pela Febrap e busca qualificar para a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de Projetos Educacionais Coletivos, articulando Formação e Pesquisa, na construção do papel do Socionomista em seus diferentes níveis.


CARGA HORÁRIA

360 horas, durante 18 meses.

HORÁRIO E FREQUÊNCIA

Um encontro mensal numa sexta-feira das 17h00 às 22h00 e no sábado seguinte das 08h00 às 18h00.

PÚBLICO ALVO

Psicodramatistas Didata - Nível II.

COMPOSIÇÃO

Aulas teórico/práticas e Supervisão

TITULAÇÃO

Psicodramatista Didata Supervisor Nível III - Foco Psicoterápico ou Sócio Educacional

PROGRAMA

  • A Pessoa do Supervisor

  •  Expressão Corporal e Reconhecimento dos Facilitadores da Ação e Interação

  • A Supervisão do Processamento em Psicodrama

  • Ateliê do Papel de Orientador de alunos

  • Ateliê do Papel de Supervisor de  Aluno (terapia e contemporaneidade)

  • A escrita em Psicodrama

  • Avaliação em Banca de Monografia

  • Metodologia da Pesquisa Científica (orientação de monografia e acompanhamento de projeto de monografia).

  • Reflexões sobre a Relação Terapêutica na contenporaneidade

  • Metodologia da Pesquisa Científica Projeto                                            

  • Metodologia da Pesquisa Científica Qualifying

  • Orientação para Monografia

  • Grupo auto dirigido- Supervisão e Terapia

  • Role-playing 

Obs.: de acordo com deliberações e estudos em andamento na Federação Brasileira de Psicodrama, alterações neste programa poderão ocorrer sem aviso prévio.

MONOGRAFIA

Elaboração e apresentação de uma monografia científica que reflita sua prática na didática e ou supervisão do método sócio-psicodramático. A aprovação da monografia e acesso ao título se dará mediante apresentação e avaliação por banca composta de três docentes da FEBRAP (Psicodramatistas Didatas- Supervisores), onde se incluirá o orientador.

Diretrizes da FEBRAP para o Nível III (1)
"...Este espaço curricular, articulado à Supervisão, resgata num nível de maior aprofundamento e especificidade as indicações da disciplina Teorias da Educação e Psicodrama (Pedagogia Moreniana), ministrada no Nível I... ... Trata-se da relação ensino-aprendizagem do próprio Psicodrama, à luz dos pressupostos que sustentam a obra e que se alinham às perspectivas progressistas e emancipatórias em Educação. Considerando a tradição clínica do movimento psicodramático brasileiro, este lugar se propõe à qualificação do Psicodramatista Didata Supervisor em suas tarefas de docência, supervisão e orientação de monografia, articulando formação e pesquisa.

O CURSO PERMITE QUE O ALUNO POSSA:

. Reapropriar-se dos pressupostos da obra Moreniana, que geram uma pedagogia fundada numa visão de ser humano espontâneo-criativo – lugar de construção de uma concepção de aprendizagem que articula saúde e educação face a uma proposta de co-criação.

. Qualificar-se para a elaboração, desenvolvimento e avaliação de Projetos Educacionais Coletivos, articulando Formação e Pesquisa, na construção do papel do socionomista em seus diferentes níveis.

. Refletir sobre questões que atravessam as relações de ensino-aprendizagem, quanto à organização do planejamento didático-pedagógico na formulação de objetivos, conteúdos, escolha de estratégias (fundadas na Socionomia) e avaliação, e quanto à leitura e intervenção junto às sociodinâmicas grupais.

. Aprofundar a pesquisa das especificidades que caracterizam as relações de ensino-aprendizagem e investigação sistemática das diferentes áreas de trabalho do socionomista.

Referências

. Obras de Moreno
. Obras e periódicos nacionais e internacionais sobre Psicodrama
. Estudo crítico de monografias produzidas nos Níveis I, II e III
_________________________________________________________
*fonte: Febrap em Diretrizes Curriculares